Subscribe:

11.6.11

AGOSTO - MÊS VOCACIONAL

Vocação vem do latim: vocare, que significa chamado. Nossa primeira vocação (primeiro chamado) é à vida. É o chamado de Deus, que nos atrai a aquilo que é grandioso, belo, importante e necessário que se faça. Todo batizado é chamado a ser sal da Terra e luz do Mundo, a ser o sinal de Deus em onde quer que esteja, no trabalho, na escola, na rua, em nossas casas. Somos chamados a fazer o bem e praticar a justiça, ou seja, a imitar os passos de Jesus.
No mês de Agosto, somos convidados a refletir sobre as vocações, sejam elas leigas ou religiosas. Podemos nos sentir chamados a formar uma família e educar nossos filhos na Fé Católica, com base nos ensinamentos de Cristo; Quem sabe, se tornar um padre ou uma irmã religiosa? ou então, podemos ter a vocação de contribuir na educação catequética das crianças de comunidade ou trabalhar em outras pastorais da Igreja. Todos somos chamados por Deus para contribuirmos seu Reino.

TIPOS DE VOCAÇÃO
 
Vocação Leiga:

Leigos são todos os cristãos, que como batizados têm a missão de anunciar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida. São pessoas não consagradas que trabalham na construção do reino de Deus, isto é, de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus. Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo, atuando assim nos mais diversos ambientes (escola, trabalho, família), com o testemunho de sua vida, sua palavra oportuna, sua ação concreta. Por outro lado, ele é o homem do mundo no coração da Igreja.
 
Religiosa

Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, além de outros específicos de cada congregação. Através do voto o religioso faz uma oferenda de si mesmo a Deus. O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem sua existência a serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. As congregações de religiosas ligadas à Ordem do Carmo têm como carisma a procura contínua de Deus, por meio da oração e do apostolado, com uma particular devoção a Maria, a Mãe de Deus.

Sacerdotal

O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. Seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo, Cabeça da Igreja. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos (como o Batismo, a Confissão), cabe a ele fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas. Existem 2 tipos de padres: os religiosos, que além de exercerem o ministério paroquial, assumem também o carisma de sua congregação; e os diocesanos, que não pertencem a nenhuma congregação religiosa, mas obedecem à diocese, na pessoa do Bispo.

Familiar

O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São 2 filhos de Deus que Deus mesmo entrega um para o outro, para que um seja do outro e para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família se torna espaço e ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamado de Jesus. O lar fica sendo um templo vivo de Deus e uma Igreja em miniatura. Sendo a 1ª educadora, é na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.

Comemorações do mês de Agosto:

1º DOMINGO: Dia dos padres (vocação sacerdotal)
2º DOMINGO: Dia dos pais (Vocação familiar)
3º DOMINGO: Dia dos religiosos e religiosas (vocação religiosa)
4º DOMINGO: Dia dos catequistas (vocação leiga)


0 comentários:

Postar um comentário